quarta-feira, 24 de novembro de 2010

iG Teen: Alemães do Tokio Hotel levam fãs ao delírio em show único em São Paulo

Show de estreia da banda europeia no Brasil tem quase uma hora e meia de duração e faz garotas chorarem ao som de 19 músicas
Larissa Drumond, iG São Paulo

Os gêmeos Bill e Tom Kaulitz, o baixista Georg Listing e o baterista Gustav Schäfer se apresentaram no Brasil pela primeira vez na noite de terça-feira (23), no Via Funchal, em São Paulo. O show do Tokio Hotel, marcado para as 22h, começou com treze minutos de atraso. Mas as 5 mil garotas - ou garotos, ou andróginos inspirados pelo vocalista - não pareciam se importar. Com faixas no cabelo, olhos delineados e camiseta da banda, os fãs gritavam "Começa!" repetidamente e tentavam filmar o que conseguiam, mesmo no escuro.

Depois de uma projeção meio futurista com destroços e robôs, os alemães de Magdeburgo abriram a noite da turnê "Welcome to Humanoid City Tour" com "Noise". Bill surgiu na parte mais alta do palco e arrancou gritos ensurdecedores com roupa preta e brilhante, topetão, óculos estilo aviador e ombreiras que fariam Lady Gaga morrer de inveja.

Na segunda canção, "Human Connect Human", o show já estava engrenado. Os fãs pulavam, gritavam, choravam e tinham a letra na ponta da língua. Em seguida, após o hit "Break Away", era visível que nem o próprio vocalista imaginava que a banda fizesse tanto sucesso no País. Embasbacado, ele olhou o Via Lunchal lotado de meninas fervorosas ao som do Tokio Hotel e disse: "Isso é tão incrível. É realmente inacreditável. Vocês estão prontos para se divertir?". Mais gritos.

A dramática "World Behind My Wall" foi apresentada após projeções do muro de Berlim. Não, nada a ver com a queda dela, em 1989. Teresa Solamita, 24, que viajou do Rio de Janeiro até Sâo Paulo especialmente para ver a banda explica: "Eles fazem sucesso desde a infância e a mídia nunca permitiu que eles tivessem uma vida normal. Por isso eles falam: 'Veja atrás da minha parede''', explica.

No ritmo das palmas de "We Will Rock You", de Queen, Bill cantou "Hey You" com direito a show de pirotecnia nas duas extremidades do palco. Até quem acompanhou o show ao fundo sentiu a intensidade da labareda, mas nada que um pouco de água não pudesse ajudar. Com o calor dentro da casa de shows, os alemães jogavam água na plateia e ainda arremessavam a garrafa. Brinde - só faltou vir autografado.

Antes de tocar "Alien", o vocalista anunciou: "A próxima é para todos aqueles que se sentem meio estranho às vezes, é para todos os aliens". Dando lugar à camiseta com correntes, o cantor portava uma enorme estrutura com anéis brilhantes dos braços - e chamava muito mais a atenção do que os outros integrantes. Power Ranger clubber.

Logo depois de "Ready! Set! Go!", a banda voltou num clima mais intimista para tocar a versão alemã de "Humanoid". E quem disse que os fãs se intimidaram com a língua germânica? A letra foi acompanhada do começo ao fim. Mas nem com voz e violão o som de Tokio Hotel fica mais leve. Em "Phantomrider", Bill se levantou e animou a multidão com o refrão.

O ar metaleiro de Judas Priest ficou claro quando o vocalista, assim como Rob Halford, adentra o palco com uma moto poderosa. No caso, a versão alemã e andrógina. De óculos e roupa de couro, ele entoou "Dogs Unleashed" e "Love & Death". Antes da romântica "In Your Shadow (I Can Shine)", Bill disse: "Esta é especial. Eu sugiro que vocês escolham sua pessoa preferida".

Na metade do show, algumas músicas ainda não haviam sido apresentadas. Os fãs brasileiros não deixariam a casa de shows sem a famosa e contagiante "Automatic", "Screaming" e "Darkside of the Sun", que contou com mais uma sessão de pirotecnia.

No bis, o guitarrista Tom Kaulitz comandava um piano de cauda em "Zoom Into Me". E mais fogo - dessa vez, em cima do instrumento. Os aplausos chegaram antes mesmo do fim da canção. Para finalizar, a célebre "Moonson", que já foi trilha sonora da novela global "A Favorita" (2008) e "Forever Now".

Em quase uma hora e meia de show, o Tokio Hotel soube como entreter e deixar sua marca durante a passagem pela América Latina. Ao contrário de shows pop, como de Jonas Brothers e Demi Lovato, as meninas dispensaram o coração com as mãos. Claro, é fofo demais para o som, que não "se encaixa em emocore, nem em punk rock", analisa Valéria G. Souza, 13 anos. "Eles são inigualáveis. Não inventaram happy rock para o Restart? Precisamos inventar um rótulo para eles também", completa, incisiva.

Veja abaixo o setlist:
"Noise"
"Human Connect to Human"
"Break Away"
"Pain of Love"
"World Behind My Wall"
"Hey You"
"Alien"
"Ready! Set! Go!"
"Humanoid" (em alemão)
"Phantomrider"
"Dogs Unleashed"
"Love & Death"
"In Your Shadow (I Can Shine)"
"Automatic"
"Screaming"
"Dark Side of the Sun"
Bis
"Zoom Into Me"
"Monsoon"
"Forever Now"

Fonte: iG Jovem

Nenhum comentário:

Pesquisar